Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


OS ADULTOS

Os seres atravessam sua existência sobre a terra passando por fases. Cada espécie tem as suas. Também o homem, como não poderia deixar de ser, passa pelas dele. São muitas e recebem vários nomes. As mais conhecidas são as fases: criança e adulta. É na fase criança que o indivíduo recebe a preparação para penetrar na outra, a adulta. Uma vez dentro dela, jamais sairá. Irá conduzi-la, bem ou mal, até a morte.

O ser humano, por ser dotado de inteligência, arruma soluções e respostas para quase tudo. Quando não consegue, justifica-se de tal forma, que é quase impossível não concordar com ele. Ser adulto é isso. É propor soluções; é assumir uma postura de responsabilidade diante da sociedade e de si mesmo e responder por esta posição com seriedade e lisura.  Ser adulto é contribuir solidariamente com a construção de uma sociedade forte, sadia, funcional, de forma que todos possam usufruir o resultado de maneira justa e com liberdade.

Seria uma afronta falar sobre adultos e deixar a adolescência de lado. De todas as fases do ser humano, esta é uma das mais prazerosas, é a que produz as melhores lembranças. Mas também, é a que pode deixar marcas traumáticas indissolúveis. É justamente aqui que as pessoas tomam conhecimento da fase adulta e aos poucos, vão sendo absorvidas por ela. Alguns assumem a nova forma de encarar a vida com tranqüilidade; outros relutam muito antes de fazê-lo. Existem os que jamais encaram a fase adulta plenamente. O saldo dessa relutância, invariavelmente, aparece em forma de comportamentos agressivos, conturbados, acarretando um peso para a sociedade. Felizmente este tipo de desvio de conduta, não chega a sensibilizar o todo, mas causa preocupações.

Não é difícil presumir que o adulto, é o resultado de uma combinação constante de ingredientes que se misturam, desde o nascimento, e vão interagindo ao longo do tempo. Dele se espera tudo. As decisões corretas, iniciativas inteligentes, posicionamentos diante de situações de risco, orientações ao surgimento de dúvidas... Respostas. O adulto é o ponto de referência, é a idade considerada madura, consciente, responsável, pronta para gerir os desafios que a vida propõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário