Vídeo criado por Germano Woel e postado no Youtube em 05.10.2009
A FAMÍLIA É TUDO
A Casa |
A família é tudo. Na natureza o exemplo está presente onde quer que olhemos. Nesta pequena casa presa a essa parede, mora uma família de Corruíras. Ave “passariforme trogloditídea” encontrada em todo o Brasil. De pequeno porte, tem uma coloração parda avermelhada, rajado nas asas e freqüenta habitações humanas. Mas também gostam de vegetação rala e capoeiras, inclusive margens de rios. A base alimentar da Corruíra é insetos, aranhas e outros pequenos artrópodes. Geralmente vivem em pares e tem um canto agradável. Dependendo da região do país às vezes mudam de nome. Podem ser Cutipuruí ou Cambaxirra no Pará e Amazonas; Rouxinol no Maranhão ou Coroíra e Curreca em Santa Catarina.
É um bichinho interessante. Acompanhamos os hábitos da família que mora nesta casinha aí na parede. Depois de botar três ovos, a fêmea passou a chocá-los. Ela ficou o tempo todo dentro do ninho. Aparentemente o macho é que tinha a tarefa de alimentá-la. A todo instante vinha ele com um inseto no bico e entregava à companheira enquanto ela chocava os ovinhos. Depois que os filhotes nasceram, o casal passou a trabalhar em conjunto na busca de alimento aos pequeninos.
Mãe ou pai, depois de serv ir um inseto aos filhotes |
Tivemos a impressão também que eles faziam a higienização do ninho, pois enquanto um trazia algum inseto, o outro saía lá de dentro com algo no bico. Possivelmente detritos ressecados. Caso contrário em pouco tempo o local ficaria insuportável com a sujeira dos rebentos. A movimentação de leva e traz já tem uns 15 dias. É possível que em breve tenhamos um grupo de cinco corruíras saltitando de um lado para outro no quintal cantando e caçando insetos para se alimentarem até a próxima temporada de procriação, quando a pequena casa será ocupada novamente. Pois todos os anos os inquilinos voltam. A gente não sabe, mas devem ser os mesmos.
Estes flagrantes foram colhidos em Maringá-Pr na casa do Bruno e da Beth. A Corruíra costuma fazer ninhos em lugares inusitados. Há registros deles em gaveta de máquina de costura; dentro de sapatos e até em vasilhas dispostas em prateleiras. Acima postamos um vídeo criado por Germano Woehl em 2009, pra você ouvir como é o canto da Corruíra.
Lar doce Lar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário