Powered By Blogger

domingo, 8 de agosto de 2010

BLÁBLÁBLÁ

DESCOBRINDO CURITIBA




Vim parar em Curitiba quase que por acaso. Aos poucos a cidade vem me despertando algumas surpresas interessantes. Você já ouviu falar do “Caminho do Vinho?” E Colônia Mergulhão?

A Grande Curitiba é formada por muitos municípios, um deles é São José dos Pinhais. Lá, existe uma colônia de imigrantes italianos; é a Colônia Mergulhão. Todos os anos, em agosto, fechando com o “Dia dos Pais” realiza-se a Festa do Vinho. Na grade do evento estão registrados missa italiana na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, shows com duplas sertanejas, desfile de carros alegóricos, Canto Folclórico com o Coral Belvedere, Danças típicas, muito vinho, doces e comida italiana. Claro que onde se bebe muito, pode haver confusão, mas o local é muito bem patrulhado por seguranças e a polícia militar.

Estou falando da festa, mas a Colônia está lá à disposição de quem gosta de curtir um fim-de-semana rural. Basta colocar a família dentro do carro, alguns apetrechos como cadeiras, chapéus, bonés, máquina fotográfica (não esquece o cachorrinho), e parar lá. Você pode andar a cavalo, pode pescar em pesque-pague, comer à vontade e tomar muito vinho. O lugar é muito bonito e permite certa tranqüilidade.

Na Colônia Mergulhão você vai encontrar queijos, salames, lingüiças, compotas, picles, biscoitos, batidas, vinhos e artesanatos.

Na internet, basta você colocar Colônia Mergulhão que já vai aparecer um mapa de localização. Você pode optar também por uma outra colônia, a “Murici”, mas nesta ainda não fui. São próximas uma da outra. Ao invés de dobrar à esquerda no Armazém do Mazza, basta tocar em frente e você vai parar na Colônia Murici.

Vou continuar a andar por aí. Quando encontrar algo interessante, mando um recado pra vocês.

2 comentários:

  1. Olá Nilson,

    Curitiba é surpreendente mesmo. Feliz de você que foi parar aí meio que por acaso (eu diria graças ao seu talento). Ensaio sempre mudança para a Capital, mas fico só no ensaio...
    Se você ainda não visitou não deixe de ir ao Parque do Papa (João Paulo II) e comer doces/bolos/tortas polonesas - as mais deliciosas que já provei - na cantina na entrada do Parque. Depois você me conta.
    beijos
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica amiga Helena
    Já estou agendando esta visita
    Nos falamos depois
    Bjaum

    ResponderExcluir