Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de abril de 2010

TEMÁTICO

QUANDO EU CRESCER

Analisando o tema não é difícil concluir que o termo crescer, quase extrapola o âmbito da imaginação ao dar margem a tantas trajetórias diferentes para se chegar ao seu significado. Crescer numérica, vertical, horizontal, moral ou intelectualmente, é uma forma de provocar uma modificação no julgamento do observador em relação a alguém ou a alguma coisa. Uma criança, no mundo encantado de sua inocência, certamente diria: Quando eu crescer vou ficar grande!

Mas e eu, que já cheguei ao patamar de seis décadas de idade, o que devo responder? Que já sou grande e que não tenho mais como crescer? Não. Nunca se é velho o bastante para deixar de crescer. A cada boa conversa, a cada palavra nova, a cada olhar crítico, estamos crescendo. Pois todo aprendizado é um crescimento. Somente os derrotados, os incompetentes, os medíocres não crescem, porque o que se lhes acrescentam, não tem valor positivo na métrica da razão e da intelectualidade.

Henry Thomas escreveu: “A História da Raça Humana”. O autor procurou descrever o crescimento da raça humana ao longo do tempo, desde o limiar até os nossos dias, passando por Platão, Buda, Jesus Cristo, Maquiavel, Leonardo da Vinci, Espinosa, Hitler, Roosevelt e dezenas de outros eminentes homens que modificaram o mundo. Percebe-se, lendo a obra, que o homem chegou até onde se encontra, graças aos árduos e persistentes trabalhos de outros homens, em outros tempos, proporcionando crescimentos constantes até chegar onde nos encontramos hoje. Portanto, seria um comportamento irracional, estúpido e até mesmo covarde, não plantarmos nada em favor de gerações futuras. Este plantio só floresce via conhecimento, não existe outra fórmula.

Estou certo que minha estrutura física já atingiu seu tamanho definitivo, mas a intelectual ainda não. A mente é feita um “HD” com milhares de gigabytes disponíveis à espera de conhecimentos, novos e constantes, até o fim de nossos dias. Assim, desconfio que possa crescer, mas nunca ficar suficientemente grande a ponto de achar que já basta; pois crescer, é muito mais que um vocábulo, é um verdadeiro desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário